O Afeto Fraterno


O mais necessário e mais sublime de todos os ideais é, incontestavelmente, o de realizar um verdadeiro Processo de Evolução Mental e Psicológica, em forma Ativa e Consciente. É o mais necessário e o mais sublime de todos os ideais, porque, unicamente através dele, se consegue desenvolver, aperfeiçoar e harmonizar entre si os sete órgãos que estruturam o Sistema Psicológico.

E isso proporciona o triunfo definitivo não só na Vida Permanente (ou espiritual), mas também como consequência, na Vida Transitória (ou material) e porque, só através dele, se alcançam elevados graus de sublimidade, como prelúdio do contacto com as altas regiões espirituais, de onde promanam as mais divinas intuições e inspirações, bem assim as mais reconfortantes vibrações de energia, amor e paz. Para que esse ideal superior não seja desvirtuado ou inutilizado, é necessário seguir, com inteligência e lealdade, as normas atinentes ao Verdadeiro Processo de Evolução Ativa e Consciente. Essas normas conduzem à busca do perfeito Equilíbrio Psicofísico, ou seja, do equilíbrio entre o Sistema Psicológico e o Sistema Fisiológico, vale dizer entre o espírito e o corpo. Isso, naturalmente, depois de obtido o equilíbrio entre os sete Órgãos Psicológicos. Conseguintemente, essas normas levam o realizador ao perfeito equilíbrio entre suas necessidades espirituais e suas obrigações materiais, do que resulta a harmonia entre a vida espiritual e a vida material.

A fim de conseguir o perfeito equilíbrio psicofísico, indispensável se faz conhecer, primeiramente, o mapa do próprio mundo interno, isto é, o esquema ou quadro sinótico das Faculdades e Manifestações de cada um dos sete Órgãos Psicológicos.

Sem o conhecimento de tão valioso mapa múndi espiritual, não se tem o roteiro para aprimorar essas faculdades e manifestações. Esse desconhecimento ocasiona, portanto, o desequilíbrio entre as duas vidas, com os desacertos e as amarguras daí resultantes. Graças à misericórdia do Supremo Poder que rege o Universo e a Humanidade, a Verologia possui os seguros conhecimentos que norteiam a realização de um verdadeiro Processo de Evolução Ativa e Consciente.

Todos os que seguem, com abnegação e sinceridade, o Método e os Ensinamentos oferecidos pela Verologia, obtêm o Equilíbrio indispensável à consecução dos altos graus de Aprimoramento Espiritual. Só os altruístas e sinceros conseguem esse alto grau de suprema ventura, porque os tesouros, adquiridos Jornal sintético de sugestões e dissertações verológicas. O máximo de assuntos construtivos no mínimo de páginas através de tão importante empreendimento, têm que ser, necessariamente, repartidos com outros Entes Humanos. Máxime com os bem intencionados, ou seja, com os que batem às portas da Verologia, trazidos pela voz do Coração e da Consciência, guiados por seu Órgão Sentimental e por seu Órgão Transcendental. Transbordantes dos mais nobres propósitos.

O Afeto Fraterno é o alicerce na realização do mais necessário e mais sublime de todos os ideais, não só porque importa na obediência a um grande mandamento de Jesus Cristo, mas também porque, praticando-o devidamente, se eliminam muitas imperfeições e se cultivam muitas virtudes. Sem viver o Afeto Fraterno em toda a sua plenitude, as demais iniciativas se esterilizam no sentido da Evolução Espiritual. Mas, para conseguir que os Entes Humanos se dediquem à realização do Afeto Respeitoso e Fraterno, não basta reuni-los ou congregá-los. É indispensável, acima de tudo, uni-los e identificá-los profundamente, através de uma verdadeira irmanação transcendental.E isso, só é possível mediante a irmanação de seus pensamentos, sentimentos e manifestações transcendentais.

O Método Verológico está proporcionando – e proporcionará cada vez mais – essa irmanação, porque está de posse dos meios seguros para realizá-la. Com a vivência dessa real irmanação, os altos e baixos da vida material não alteram os laços de amizade entre os estudantes de Verologia, máxime depois que atingem elevados graus de espiritualidade.

Entre os verólogos que mais compreendem e realizam os Ensinamentos Redentores, há, obviamente, mais firmeza no Afeto Fraternal, tornando- se, mesmo, inalterável entre aqueles que atingiram elevados graus de espiritualidade e que se empenham, incessantemente, no sentido de consolidar as posições alcançadas. Acatando o magistral exemplo de Jesus Cristo e seus apóstolos, a Verologia e a Escola que a transmite estão incentivando e facilitando a realização de uma grandiosa Fraternidade, no sentido daquela sonhada e vivida pelo Divino Mestre e seus fiéis seguidores, quando estiveram presentes, em corpo e espírito, neste mundo terrestre.

A prova incontestável desse Afeto, verdadeiramente cristão, está não apenas no trato respeitoso e na grande solidariedade existente entre os componentes da Escola em que se estuda e se pratica a Verologia, mas, também, na harmoniosa colaboração prestada por todos eles nas diversas atividades construtivas dessa Instituição.

É através dessa cooperação, abnegada e harmoniosa, que todas as atividades verológicas se tornam suaves para todos; que todos aprendem a compreender-se, ajudar-se e respeitar-se mutuamente; que todos fortalecem, dia a dia e cada vez mais, os seus laços de verdadeira amizade; que todos se tornam cada vez mais dignos das emoções com que Deus abençoa constantemente os mandatários dessa missão profundamente humanitária.

Para garantir a continuidade e a segurança de sua marcha ascensional, os verólogos procuram assimilar devidamente, para realizar com acerto, estas divinas palavras de Jesus Cristo mediante as quais o Excelso Guia transmitiu a seus Discípulos uma Lei Eterna que deveriam cumprir com fidelidade, a fim de que se erigissem em exemplo vivo dessa mesma Lei perante os demais Entes Humanos daquela remota época: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros. Assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus Discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

Empenhando-se em compreender e praticar, fielmente, esse Mandamento de Jesus, os estudantes de Verologia estão fazendo, na atualidade, o que fizeram os Discípulos do Grande Mestre há quase dois mil anos. Estão constituindo uma Família Espiritual que absorve e irradia as luzes celestiais deixadas à Humanidade pelo maior filho de Deus.

Precisamente por isso é que todos podem, na atualidade, unir-se e ajudar-se para realizar, sem nenhuma dificuldade, o mais necessário e o mais sublime de todos os ideais.




Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 467 e 468
Artigo referente a Novembro e Dezembro 2011

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Maior dos Mistérios

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

Divina Aragem

Ler mais...

A Luz do Mundo

Ler mais...

O Inferno e o Paraíso Psicológico

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Itens Relacionados

Livros

Criado por Agência Núcleo