Renovação da Mente no Ano Novo

Mais uma vez estamos chegando ao término do Ano e, neste momento, paramos para pensar em nossas realizações, conquistas, valores, mudanças...

Enfim, é um momento em que, geralmente, as pessoas aproveitam para analisar, refletir um pouco sobre suas vidas e se preparar para o ano que se inicia. Penso que é um excelente momento para estudarmos as palavras do Apostolo de Cristo, Paulo de Tarso, que disse: “Não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela Renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

O apóstolo Paulo faz uma exortação que nos chama para a realidade da nossa essência espiritual. Ele nos diz para não nos conformarmos com esse mundo, ou seja, não nos limitarmos, não ficarmos presos aos apelos materiais, porque sendo nossa essência espiritual e de Deus, é muito maior do que tudo da matéria, que além de ser restrita, tem caráter efêmero. Por mais sedutoras que sejam as atividades, as conquistas, as realizações da vida material, todas são passageiras e possuem muito menor valor e importância que qualquer realização ou conquista de ordem espiritual que, diferentemente, possuem caráter definitivo. Ele nos fala, também, para não nos acomodarmos apenas com a evolução do mundo material; para isso não podemos consumir nosso tempo com as fantasias e ilusões deste mundo.

Precisamos trabalhar pela Renovação, transformação do nosso mundo interno, a iniciar pela nossa mente. Como aprendemos na Verologia, tudo começa no pensamento. Nossos pensamentos são os responsáveis pelo início de todo o processo que resulta nas nossas ações, e nas consequências dessas ações, que podem ser positivas quando acertamos ou corretivas quando erramos.

Mas, como podemos Renovar a nossa Mente? Como pode ser feita essa Renovação? (como é dito no ensinamento – transformai-vos pela Renovação de vossa Mente). É o que a Verologia, com seu Método objetivo e ao alcance de todos, nos dá a conhecer desde o seu primeiro setor, que é o de Estudos e Realizações Preliminares. Através do saneamento da Mente, com a substituição dos pensamentos inferiores pelos superiores. E para essa prática, podemos contar com os

Ensinamentos Redentores dos grandes Mestres de Sabedoria Suprema, que são portadores de energias transcendentes, capazes de libertar o Ser Humano, quando bem intencionado, e disposto a trabalhar em prol de sua metamorfose interna.

Esse trabalho dinâmico e sem interrupções, com as participações nas aulas e reuniões gerais, com o estudo das lições e ensinamentos, com perseverança e firmeza de propósitos, nos trazem como resultado o desenvolvimento do Sistema Psicológico e o Equilíbrio Psicofísico (que é o equilíbrio entre o espírito e o corpo), nos deixando aptos a enfrentar, com mais acerto, as experiências que as Leis Eternas nos submetem.

Quando nos propomos a realizar a Evolução de forma Ativa e Consciente, não deixamos de passar por experiências, ao contrário, somos cada vez mais testados. Entretanto, adquirimos a compreensão de que essas “situações” que surgem nas nossas vidas são as grandes oportunidades que Deus e as Leis Eternas nos confiam, para agilizarmos nosso processo de mudança interna e de libertação das nossas debilidades.

O Grande Mestre Jesus Cristo nos deixou as seguintes palavras: “Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sob vós o meu julgo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E encontrareis descanso para as vossas almas, porque meu jugo é suave e meu fardo é leve.”

Esse amável e irresistível convite feito há mais de 2000 anos continua ecoando, porque as palavras do Mestre Supremo são sempre atuais porque eternas. Mas, lamentavelmente, nós estamos presenciando a Humanidade viver fortíssimas experiências, sofrer, estar sempre diante do medo, das angústias, das muitas decepções; mas mesmo dentro desse cenário, muitos ainda não são capazes nem de sequer lembrar da existência de Deus e de pedir socorro.

O Mestre Jesus, sempre, esteve e continua de braços abertos para nos receber, para nos amparar, para nos aliviar; basta que aceitemos as suas Orientações. A maior demonstração de gratidão que podemos prestar ao Grande Mestre que veio a este mundo para nos salvar das trevas da ignorância espiritual, é realizar o que Ele nos ensinou.

Prezados leitores, aproveitem o momento de suas reflexões e considerem o amável convite de Jesus, que é a Luz deste Mundo, capaz de transformar as vidas de todos que sofrem em verdadeira paz e felicidade. E o primeiro passo para essa grande mudança interna, é a Renovação da Mente como nos exorta o Apóstolo Paulo.




Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 467 e 468
Artigo referente a Novembro e Dezembro 2011

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Podemos ou Não Ver a Deus?

Ler mais...

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo