A Essência do Natal

Imprimir



O Natal é a época do ano mais propícia ao Amor, por isso nos tornamos mais humanos, solidários e fraternos. É a época de dar e receber presentes, de deixar de lado as desavenças, as picuinhas, as más querências e vivenciar as alegrias do Natal.



É a época de mais comemorações, confraternizações e mais união entre pessoas e famílias, nas quais todos se reúnem para comemorar o Natal, isto é, o Nascimento do Cristo. Porém, a maioria dos Seres Humanos preocupa-se com a parte material da festa de Natal, com presentes, roupas, comidas e bebidas, e esquece-se da parte espiritual da festa, que é comemorar o Nascimento de Jesus.

Natal significa Nascimento ou Renascimento, por isso, precisamos aproveitar ao máximo o Espírito Natalino e renascer para uma Nova Vida, realizando, diariamente, muitas virtudes, que são vivenciadas somente na época do Natal, tais como: Amor, Perdão, Benevolência, Fraternidade e Mansidão; e também pondo em prática muitos Conhecimentos Espirituais, que nos fazem viver melhor, como:

– Discernir se o caminho que escolhemos é correto, justo e verdadeiro;

– Refletir se nossos conceitos, atitudes, pensamentos, palavras e sentimentos são próprios de um cristão;

– Fazer aos outros tudo aquilo que queremos que nos façam;

– Saber dividir, repartir, compartilhar o melhor de nós com o próximo;

– Ver o outro com bons olhos, com compreensão, com paciência e com tolerância;

– Aceitar o outro como ele é, sem criticar, sem humilhar, sem condenar;

– Perdoar os erros, as falhas, as imperfeições nossas e dos outros, porque não somos perfeitos;

– Dar ao próximo alegria, esperança, entusiasmo, solidariedade, incentivo e amor.

Se tudo isso é possível na época do Natal, porque não transformar nossas vidas em um “Natal Permanente”, fazendo renascer todos os dias, dentro de nós essas atitudes, manifestações e prerrogativas que nos transformam em pessoas melhores a cada dia. O Natal é envolvido e iluminado pela essência do Amor.

Por que não vivenciamos esse Amor todos os dias e iluminamos o nosso interior com os Ensinamentos de Jesus Cristo? Certamente seremos novas criaturas, mais humanas e espiritualizadas. O Amor redime, eleva, sublima e transcende, por isso, Jesus nos ensina: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. A Essência do Natal é o Amor e a vivência do Amor de Cristo que transforma nossas vidas em um “Natal Permanente”.





Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 467 e 468
Artigo referente a Novembro e Dezembro 2011

 

 

Tags: , , , , ,