Bom Senso



Você já pensou na importância de empregar o bom senso em todas as i=situações que a vida nos apresenta? 

Ter Bom senso é saber apreciar, julgar, entender, mesmo os pequeninos acontecimentos que se passam em nossa vida, com tranquilidade. É saber discernir entre o verdadeiro e o falso, entre o certo e o errado, entre o bem e o mal.

Para usar o bom senso, temos que aplicar a razão, corretamente, para que o julgamento e o raciocínio se façam com nitidez, em cada caso particular de nossa vida.

Na verdade, só quem trabalha, dia a dia, no campo espiritual, pode usar, com mais acerto, o bom senso. Isso porque passa a agir controlando suas palavras, medindo seus passos, controlando situações que muitos dariam por encerradas, dentro de um clima de aborrecimentos e, às vezes, de ofensas. Entretanto, a boa vontade de acertar nos leva a realizar o bom senso.

Aqueles que não usam o bom senso, dentro da sua família, criam ambientes desagradáveis no lar; quando isso, também, acontece entre vizinhos, povos de uma região ou países, os problemas se agravam, já que nem mesmo existem laços de amizade, para atenuar a situação. De um modo geral, os seres humanos não se consideram irmão uns dos outros, mas, na realidade, somos todos filhos de um só pai eterno.

É lamentável! Esse comportamento leva a agressões e as pessoas parecem regredir séculos, se colocando numa era primitiva, chegando a verdadeiros massacres. Quanta ignorância espiritual! O Bom senso passa a não funcionar quando os pensamentos destruidores dominam a mente humana, tornando as pessoas capazes dos maiores estragos no plano material, moral e espiritual. São as desenfreadas ambições, as irreconciliáveis competições, as discussões irrefletidas e violentas, as palavras injuriosas, as discordâncias, a irracionalidade, as lutas sangrentas, os atos de terrorismo, as revoluções, etc..., frutos do distanciamento de Deus e do abandono da realização da vida espiritual.

Por que as pessoas não podem ser amigas e os povos não conseguem se entender? Porque lhe falta um estudo espiritual capaz de acalmar suas mentes, enriquecendo-as com pensamentos superiores, para que expulsem os pensamentos inferiores de seu órgão mental. O objetivo da A. C. E, que ministra a ciência verológica, é levar o ser humano a realizar seu processo de evolução ativa e consciente, tornando-o sensato e coerente.

Diz o mestre Jesus Cristo: “Não julgueis e não sereis julgado; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; daí e dar-se-vos-á.”

O Bom senso nos conduz ao discernimento com o objetivo de evitar julgamentos, ponderando as situações e esclarecendo os fatos para que haja entendimento. No relacionamento com nossos semelhante, é bem difícil não julgar e não condenar; e mais difícil ainda é saber perdoar. Estes são os requisitos espirituais que demonstram bom senso. A Verologia nos prepara a por em prática o bom senso que é um direito legítimo, firmado na razão e na justiça em relação a tudo que possa surgir. É por isso que devemos defendê-lo com energia serena e perseverança.

O estudo espiritual, que realizamos na ACE, nos leva ao desenvolvimento das manifestações ligadas aos sete órgãos psicológicos(revelação verológica), tais como: Responsabilidade, firmeza de caráter, persistência no bem, respeito ao próximo, paciência, humildade,a more verdadeiro, gratidão e cordialidade. Tudo isso favorece o uso do bom senso para preservar o livre arbítrio de cada um e manter, sempre, um clima de pensamentos superiores, para que as desarmonia nunca prevaleça e consigamos a Paz, com tolerância e lealdade.

Sentiremos, então, que tudo segue uma linha evolutiva, conforme nos ensina Cristófilo Nageo em seu ensinamento: “Cada um é o que é, mas pode tornar-se melhor do que é”.



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXIX Nº 363 e 364
Artigo referente a Março e Abril 2003

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Perdão, a Mais Profunda Lição de Jesus!

Ler mais...

Divina Aragem

Ler mais...

Amor Divino

Ler mais...

O Essencial é Ser Feliz

Ler mais...

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo