Saber Viver Bem



Viver é um comportamento natural e espontâneo, mas saber viver, cuidando da saúde física e espiritual, já é mais complexo e muitos se descuidam disso, o que acarreta problemas que os fazem sofrer dissabores, ás vezes, bem complicados.

“A vida é bela” e temos tudo para sermos felizes. Deus é generoso e magnífico, proporcionando, a todos, dias maravilhosos; mas, cada um tem um conjunto de valores, relacionados à família e às pessoas com as quais convivemos, que nos diferem uns aos outros.

Saber viver bem depende de sabermos encara os fatos com sensatez e boa vontade, alimentando nosso ser como o amor que Jesus Cristo nos trouxe, há mais dois mil anos, quando veio ensinar a humanidade a viver bem.

Os anos se passaram e não foram praticados os mandamentos que ele nos ofertou sobre o amor. O primeiro: “Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. O segundo:”Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

Jesus Cristo ainda nos transmitiu uma única oração, que exalta o amor a Deus; a necessidades do “pão nosso” – alimento físico e espiritual; a importância do perdão ao próximo, para que sejam perdoados os nossos pecados; o “não cair em tentação” e sermos “livres de todo o mal”. Este é o “Pai nosso” – uma oração completa que muitos ignoram ou não lhe dão a devida atenção.

O que acontece então, com os seres humanos? Muitos não sabem viver bem. São irmãos que brigam e se desentendem pó ganância e inveja por implicância ou por ciúmes desmedidos. São conjugues que não se compreendem por desrespeito mútuo e se agridem com palavras e gestos. São noras que não aceitam sogras, enciumadas, tomadas por incompreensões e revoltas. São sogras que acham que genros deveriam ser melhores. São enfim, pessoas que, movidas por pensamentos inferiores, agem da forma mais cruel, cometendo crimes abomináveis de toda sorte.

Dessa forma, por falta do amor que Jesus Cristo pregou, a vida se torna uma eterna guerra e o juízo errôneo que fazem, no dia a dia. “Quem tem amor, não faz mal aos outros”, disse o apostolo Paulo aos romanos.

Na verdade, assistir um ente querido sofrer, por qualquer uma dessas razoes, é muito chocante. Entretanto, temos que admitir, como nos ensina Cristófilo Nageo, (fundador e idealizador da Verologia e da A.C.E.) que “as pessoas são entes ou seres em evolução”. Certamente, cada um está num grau evolutivo que se reflete em seu modo de pensar e de agir. Assim sendo, precisamos pedir ajuda a Deus, pois só ele sabe que o melhor para cada um e o que cada individuo necessita para realizar a sua evolução, cumprindo, assim a sua vontade.

Pare para Pensar...

Nós precisamos saber viver bem. Temos certeza de que a justiça divina é perfeita e infalível; logo, “semeando o bem, colheremos o melhor”.

O pensador Fulton Sheen nos diz: “O mundo somente será melhorado por aquele que nos ofereça não o que queremos, mas aquilo que necessitamos: a volta ao verdadeiro caminho”.

E Jesus Cristo afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao pai, senão por mim.”

 

 


Extraído de:

Jornal Verologia

 

Edição XXIX Nº 365 e 366
Artigo referente a Maio e Junho 2003

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Ciúme, a Suscetibilidade e a Sensibilidade

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Higiene Psicológica

Ler mais...

O Essencial é Ser Feliz

Ler mais...

Acertos e Desacertos da Vida

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo