Evolução Espiritual


Diz o abnegado médico ao Professor:


- O senhor costuma falar em uma felicidade inalterável e indestrutível! Que espécie de felicidade é essa?

- É a felicidade que só se pode adquirir através do aprimoramento, gradativo e perseverante, dos predicados morais e espirituais.

- Embora eu não me considere um santo, tenho, todavia, uma vida exemplar, como se costuma dizer. Vivo unicamente para minha família e para os meus clientes. Não tenho vícios. Procuro não fazer mal a ninguém. Já alcancei, portanto, algum aprimoramento moral. Contudo, confesso que ainda não cheguei a essa felicidade extraordinária a que o senhor costuma referir-se.

- Eu o felicito, doutor, por conduzir sua vida de maneira nobre e elevada. Isso já é muito, mas ainda não é tudo.

- Que falta então?

- Falta-lhe adquirir Altos Conhecimentos Espirituais que o tornarão ainda mais útil a si mesmo e a seus semelhantes.

- Haverá, por acaso, vida mais abnegada e mais útil do que a de um médico que, como eu, se consagra de corpo e alma à sua profissão? O senhor há de convir comigo, professor, que eu já me dedico muito aos meus semelhantes.

- Não há duvidas, doutor. Inegavelmente, o senhor exerce, com abnegação e consciência, sua nobre profissão e tem sabido manter uma vida exemplar perante a família e a sociedade. E, com isso, está realizando muito, até mesmo no terreno espiritual. Porém, perdoe-me a insistência, a sua atuação seria ainda mais eficiente se o senhor adquirisse Conhecimentos de Alto Valor Espiritual.

- Por quê?

- Porque, com eles, o senhor não só conseguiria a felicidade inalterável e indestrutível a que me refiro, como poderia transmitir a seus doentes, juntamente com o remédio para os males físicos, a vida e a força da palavra sublimada por essa mesma felicidade. Desse modo, o doutor acrescentaria à terapeuta da ciência médica as Orientações da Ciência Espiritual.

- É possível que o doutor tenha razão, mas a minha enorme clientela não me dá um minuto de folga, prefiro continuar a socorrê-la com os recursos de que disponho e que, não têm dado resultado desfavorável...

- Quero acrescentar, ainda, doutor, que, com esses Conhecimentos Espirituais, o senhor não só poderia atender melhor enfermos, mas também auxiliar a sua família e outras criaturas que, embora sadias de corpo, necessitam de alimento para o Espírito.

- O senhor não acha que eu já me dedico o bastante a minha família e à minha clientela?

- Não é o suficiente para alcançar a felicidade invulgar a que me refiro. Para tanto, é necessário meditar e realizar Ensinamentos de Alta Substância Espiritual, através de esforços individuais e coletivos.

- Como assim?

- Estudando individualmente, e também em conjunto, com outras pessoas de sentimentos afins, Ensinamentos Reformadores. Nessas reuniões, cada um ajuda o outro a penetrar na Essência desses preceitos transformadores, cultivando o Altruísmo e o Amor Espiritual, realizando a Irmandade aconselhada por Jesus Cristo e cumprindo as Leis de Deus.

- Mas... não acha que o senhor que eu já pratico isso em dose suficiente?

- Meu caro doutor, permita-me dizer-lhe que, a meu ver, isso é muito importante, mas não é o suficiente.

- Por quê?

- Por que o Amor Espiritual precisa ser profundamente compreendido e sentido. Ninguém pode experimentá-lo em toda plenitude sem que antes haja lapidado suas imperfeições e burilado seu Espírito, através de um Processo ininterrupto de Evolução gradual. Por outro lado, o Altruísmo autêntico deve ser amplo e generoso, de modo a abranger todos os Seres bem intencionados para que se unam e se auxiliem mutuamente, em constante convivência fraternal.

- E, se eu permanecer como “livre atirador”?... Faço pelos outros o que posso, sem a obrigação de comparecer a reuniões, sem compromissos, não será melhor assim?

- Doutor, não se alcançam as Altas Prerrogativas Espirituais através do comodismo ou da fuga aos compromissos e às responsabilidades, que servem precisamente para forjar o Homem que almeja libertar-se das pesadas algemas da limitação materialista.

- Sinceramente professor,  nunca pensei que, para alcançar altos estados de Evolução Espiritual, fosse necessária essa convivência com outras pessoas estranhas, em freqüentes reuniões...

- Estranhas?!... As pessoas somente são estranhas não se identificam pelo pensamento construtivo. Veja meu amigo, o grande exemplo que Jesus Cristo nos deixou. Vivia ele em união íntima com os seus apóstolos e discípulos, em reuniões espirituais, identificados todos pelo Pensamento Divino contido no Verbo Redentor. Entretanto, nunca se isolou, com a sua família espiritual, dos demais Seres Humanos. Ao contrário, constantemente pregava às multidões e consolava os aflitos em todas as partes. Lembremo-nos, a propósito, da exortação do Divino Mestre: “Que vos ameis uns aos outros. Assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”.


Extraído de:

Jornal Verologia

Ano XXXII Nº 399 e 400
Artigo referente a Março e Abril de 2006

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Inferno e o Paraíso Psicológico

Ler mais...

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

Divina Aragem

Ler mais...

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

Livre Arbítrio

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo