Quem não Aprendeu a Perdoar, não Sabe Evoluir


Coluna Gotas de Inspiração

Segundo a Concepção Verológica, perdoar é não ter pensamentos de ódio ou rancor contra quem nos prejudicou ou ofendeu e não como alguns consideram simplesmente esquecer.

Para não termos pensamentos de ódio ou rancor contra quem nos fez mal, quando vemos essa pessoa ou nos lembramos dela, é necessário compreendermos, primeiro, as causas dos nossos próprios erros. Para isso, é preciso nos identificar profundamente com os Ensinamentos Redentores, que contêm as Leis Eternas e que são imbuídos da Verdade Essencial, trazidos pelos Mestres de Sabedoria Suprema, administrados e ensinados em suas Escolas Iniciáticas de todos os tempos.

As causas dos nossos erros e desacertos estão, quase sempre, em nossas deficiências ou desequilíbrios psicológicos, que já trazemos conosco quando nascemos e que são acrescidos da incorporação de pensamentos inferiores ao nosso Sistema Psicológico, no decorrer de nossas vidas.

Com o estudo, a compreensão, e a prática dos Ensinamentos Redentores e das Leis Eternas, entendemos que, sem a Sabedoria e sema Proteção de Deus, não chegaremos a atingir elevados graus de Evolução, essa compreensão é um grande passo evolutivo. A Criatura Humana só chega a esse entendimento no momento em que atinge um maior Aprimoramento Espiritual, por ter substituído os pensamentos inferiores por Pensamentos Superiores e por já estar um pouco mais identificado com a Verdade Essencial. Como conseqüência, vai desabrochando sua Humildade Verdadeira, que é a capacidade de sentir e ver a sua pequenez perante o Criador, o que a leva a conseguir despojar-se, razoavelmente, de suas vaidades, de suas ilusões e do seu comodismo.

Somente com a proteção, com orientação e com a força de Deus conseguiremos atingir elevados graus de evolução advinda dos Ensinamentos Redentores, através de muita perseverança e lealdade, ao longo de um bom tempo no sentido de investigar, pesquisar e vivenciar os Ensinamentos nas experiências consecutivas. Assim, adquirimos condições de também compreendermos e perdoarmos um pouco mais a nós mesmos, pelos nossos erros, entendendo que, apesar de todos os nossos esforços, nem sempre conseguimos atingir os objetivos almejados.

Mesmo fazendo esse trabalho, quantas vezes, ainda, nos angustiamos ou melancolizamos. Entretanto, conseguindo descobrir as causas, imediatamente cessa a angústia e malancolia e chegara um dia em que, como conseqüência natural e lógica de nossos titânicos esforços, desabrocharemos a nossa Inalterabilidade. Esse é um dos principais frutos da realização do Processo de Evolução Ativa e Consciente, que nos conduz, com Alegria Espiritual, a perdoar a nós mesmos e ao próximo que ainda não faz esse trabalho de evolução, que já percorremos há algum tempo, e que nos conduz a estudar, compreender e vivenciar os Ensinamentos Redentores e as Leis Eternas.

Essa atitude de perdoar deixa de ser um ato impossível, porque, quando realizamos nossa Transformação Interior, entendemos melhor nossos semelhantes e conseguimos perdoá-los, deixando de ter pensamentos de ódio, rancor ou vingança, ou melhor, de vibração inferior e destrutiva que fazem um mal terrível ao nosso Sistema Psicológico e ao nosso corpo fisiológico; passamos a substituí-la por uma forte Vibração Superior, que nos leva a uma boa saúde física e a Profundas Compreensões Transcendentais, assim como aos mais Altos Graus de Sublimidade, Equilíbrio, Harmonia e de Evolução Mental, Moral e Psicológico.
Por isso, o perdão é condição básica para desenvolvermos e equilibrarmos nosso Sistema Psicológico. Devemos nos esforçar no sentido de aprendermos a compreender para perdoar, porque, “ quem aidna não aprendeu a perdoar não sabe evoluir”, palavras do nosso saudoso e amado mestre Cristófilo Nageo, criador da Verologia. Portanto, a única fraqueza ou debilidade que não podemos admitir é a teimosia no egoísmo, na hipocrisia ou falsidade e na desobediência ou descumprimento de tudo que os Mestres de Sabedoria Suprema deixaram e, na atualidade, do que os lega a nossa querida Ação Cristã Evolucionista com sua Ciência Verológica.

Devemos nos esforçar para que, em momento algum, tenhamos pensamentos inferiores de incompreensão sobre qualquer olhar, ato, gesto e atitude de nossos semelhantes: estes são reflexos de seu estado psicológico interior e denunciam que não tiveram a oportunidade de realizar o trabalho que fazemos  em nossa Fraternidade ou, ainda, que não se identificaram profundamente com os Ensinamentos Redentores e com o Processo de Evolução Ativa e Consciente. Se ainda estamos impossibilitados de perdoar, devemos redobrar nossos esforços evolutivos nesse sentido. Portanto, devemos perdoar como nos ensina o Divino Mestre Jesus Cristo, “Não te digo que até sete veses, mais setenta vezes sete vezes”, ou seja, sempre.

Caríssimo leitor(a) do Jornal Verologia: se, por acaso, ainda se encontra nessa condição de não conseguir perdoar e sente que isto esta lhe fazendo mal, aceite a ajuda do Método Verológico e da Verologia. Aqui na A.C.E., sem precisar contar sua vida íntima para ninguém e sem tornar-se dependente de outras pessoas, você vai aprender a utilizar sua própria Inteligência, sua Razão, seu Centro Emocional e sua Consciência, resolvendo bem todos os problemas e eliminando todos os sofrimentos ou reduzindo-os ao mínimo. Harmonizando sua vida com as Leis Eternas, que regem o Universo e a Humanidade, você conseguirá atingir, com segurança e naturalidade, este excelente estado psicológico ou espiritual de bem estar e de alegria que nada nem ninguém poderá destruir.          


Extraído de:

Jornal Verologia

Ano XXXII Nº 401 e 402
Artigo referente a Maio e Junho de 2006

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

A Luz do Mundo

Ler mais...

Livre Arbítrio

Ler mais...

Higiene Psicológica

Ler mais...

Desvende o Mistério de Si Mesmo

Ler mais...

Acertos e Desacertos da Vida

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo