Diferenças Entre Desejar e Querer

Imprimir


Coluna: Raios de Luz

São grandes as diferenças entre Desejar e Querer, pois cada um funciona de acordo com o grau evolutivo do Ser Humano, de acordo com o Conhecimento Espiritual adquirido sobre essas duas atitudes que têm sentidos antagônicos, como nos ensina o Mestre Cristófilo Nageo através deste ensinamento: “O Querer é firme, forte e perseverante impulsionando a vontade para as realizações elevadas e duradouras.

O Desejar é inconsciente, fraco e volúvel, incitando a ansiedade para as conquistas pequeninas e efêmeras.”

O Querer é firme, forte, perseverante, consciente, determinado, movido por um pensamento superior, que impulsiona a vontade do Ser Humano para as realizações elevadas e duradouras. Quem tem o Querer como meta de vida, alcança todos os seus objetivos, transpõe todos os obstáculos, vence todas as dificuldades, supera as suas deficiências físicas, materiais e espirituais.

O Querer é determinante na vida material da Criatura Humana que, por vezes, não tem a mínima condição material, financeira ou intelectual para alcançar altos cargos e elevados salários. Mas, é um poderoso combustível que impulsiona a vontade para atingir todos os propósitos da vida material, porque tudo é possível para quem tem o Querer, isto é, o poder de transformar sonhos em realidade.

O Querer tem esse mesmo poder na vida espiritual do Ser Humano, porque é necessário um intenso e profundo trabalho de transformação mental, moral e espiritual para se trocar debilidades por virtudes, pensamentos inferiores por superiores, comodismo por realizações.

Sem realização não há transformação e para se chegar ao topo da montanha espiritual, precisamos da força e do poder que o Querer proporciona àquele que quer alcançar altos graus de espiritualidade para transcender seu espírito, através das realizações elevadas, edificantes e sublimes para se tornar um Mensageiro do Bem, da Verdade e da Justiça.

Ao contrário do Querer, o Desejar é fraco, volúvel e inconsciente, movido por pensamentos inferiores e obedece aos impulsos instintivos, pois não tem força e nem poder para nos conduzir às grandes realizações materiais e espirituais. Por isso, todo Ser Humano está propenso ao fracasso, às derrotas, às imperfeições, ao fanatismo, às baixas paixões e aos prazeres instintivos. Suas metas são pequenas, passageiras e efêmeras. O Desejar é resultante da falta de Conhecimentos Espirituais e da falta de Aprimoramento das Faculdades e Manifestações Espirituais. Para se alcançar elevados graus de espiritualidade, é necessário fortalecer e aprimorar a Vontade e, através da realização do Processo de Evolução Ativa e Consciente aprendemos a substituir o Desejar pelo Querer, pois isso faz uma grande diferença em nossa vida.

Querido leitor, pense, analise e reflita sobre essas diferenças e escolha qual das duas atitudes é melhor para a sua vida. A Sabedoria Chinesa nos ensina:
“As almas fortes têm vontades. As fracas têm apenas desejos.”

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVIII Nº 477 e 478
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2012