Paciência Sensata

Imprimir


A Paciência é uma virtude que, usada à luz da Inteligência e da Razão, faculdades do Órgão Mental, revelação da Ciência Verológica, desenvolve a Sensatez e o Discernimento, conduzindo-nos à Evolução, sob todos os aspectos, especialmente Moral-Espiritual. Todavia, se for Insensata é tão prejudicial quanto a Impaciência, porque negativa e inconsciente. 

A Paciência Sensata, ao contrário, é positiva e consciente, envolve resignação e perseverança. O Mestre Cristófilo Nageo nos oferece excelentes exemplos sobre esses dois tipos de Paciência que ocorrem não só na nossa vida material, mas também na nossa vida espiritual. Vejamos!!!

Quando percebemos que está faltando água em nossa casa e esperamos apenas algum tempo para nos certificarmos se foi apenas uma interrupção temporária, estaremos usando a Paciência Inteligente e Sensata. Mas, se esperarmos horas intermináveis sem que a água volte a correr, essa Paciência torna-se Insensata, já por não tomarmos providências para saber a causa, já por não chamarmos um bombeiro hidráulico para resolver.

Outro exemplo é sobre o desenvolvimento do Processo de Evolução Ativa e Consciente: se um estudante de Verologia observar que não progrediu, como gostaria, após ter percorrido todas as lições do Setor de Estudos e Realizações Preliminares, terá duas formas de agir: ou continua o Processo, sem meditar para descobrir as causas desse desempenho e estará usando a Paciência Insensata; ou então procura parar com o objetivo de analisar qual a Orientação que não seguiu para intensificar o seu Processo Evolutivo e estará empregando a Paciência Sensata. Entretanto, é preciso cuidar para não cair nos braços da impaciência, porque diminui as possibilidades de vencer, ocasionado retrocessos.

O Processo de Transformação Interior é a maior de todas as Realizações Humanas. É trabalhoso e requer muita Paciência Sensata, porque é ativo e consciente. Ninguém consegue nem conseguirá alcançar elevados graus de Evolução, nem adquirir altas prerrogativas se empregar em suas experiências a Paciência Insensata e muito menos a Impaciência.

Na epístola de Paulo aos Romanos, destacamos: “Se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos”. Podemos observar, portanto, que a Perseverança, no que é bom e útil em nossa vida, envolve a Paciência Inteligente e Sensata, levando-nos a prosseguir sempre, mesmo que sintamos dificuldades no princípio.

O Mestre Jesus Cristo foi o maior exemplo de realização da Paciência Sensata diante das inúmeras experiências diante dos fariseus, dos seus discípulos e até mesmo no final de sua vida física.

A filósofa Iyanla Vanzant nos incentiva a lembrar que “um atraso não significa uma recusa, pois o que o seu coração almeja, vale a pena”. Concluímos, portanto, que nenhum tropeço é motivo para desistirmos de caminhar, resolutamente, para atingir o nosso Ideal de Evolução e Transformação para melhor.



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVIII Nº 479 e 480
Artigo referente a Novembro e Dezembro de 2012