Desvantagens da Evolução Passiva e Inconsciente

Imprimir

Muitos Entes Humanos vivem alheios à necessidade imperiosa que têm de empenhar-se em sua própria Evolução Espiritual (Ativa e Consciente). Uns porque desconhecem inteiramente essa necessidade. Outros porque, mesmo tendo recebido algumas informações sobre o assunto, não se interessam devidamente por ele, supondo tratar-se de um paliativo como tantos outros, ou de algo abstrato, contemplativo, sem objetividade, sem utilidade para a vida. 

Esse desconhecimento e esse menosprezo produzem o apego exagerado à vida material e a indiferença pela Vida Espiritual: características da evolução passiva e inconsciente. Como, porém, os espíritos dessas Criaturas não podem permanecer paralisados, pois tudo no universo tem que evoluir, por imperativo da sábia Lei de Evolução, são, pouco a pouco, levados por ela ao Aperfeiçoamento, embora isso se processe lentamente, com imensa dificuldade, através de sofrimentos (físicos ou morais), por força de tal extravio. Muitos Seres Humanos vivem assim, não só pelos motivos já mencionados, mas, principalmente, porque desconhecem os ditames da Lei de Evolução, e o quanto é necessário cumpri-los.

As pessoas desorientadas andam às cegas, ao sabor das circunstâncias, sem direção definida.

Por isso mesmo, vivem atormentadas por frequentes fracassos e dissabores, chegando, não raro, ao desespero. Não sabem que, acima dos precários recursos materiais ou meramente intelectuais, estão os sólidos recursos espirituais, que não se restringem aos esforços da inteligência. Têm o seu fortíssimo sustentáculo no Desenvolvimento de todas as Faculdades e Manifestações dos sete Órgãos Psicológicos.

A evolução passiva e inconsciente se processa através de sofrimentos porque o Ente Humano a ela submetido tem que padecer, ao transgredir as Leis Eternas, as consequências dessa transgressão. Até atinar com a necessidade indeclinável de conhecê-las para cumprilas e, cumprindo-as, ser por elas amparado e beneficiado. Mas, depois de suportar as dolorosas contingências da evolução passiva e inconsciente, acaba por sentir, afinal, a necessidade premente de se libertar de tão desfavorável situação. Em busca da libertação, e movido pelos melhores propósitos, é guiado por essas mesmas Leis no sentido de encontrar o Caminho para realizar o Processo de Evolução Ativa e Consciente.

Dir-se-ia que as Leis Eternas (e mui especialmente a Lei de Evolução) promovem tal mudança quando o Ente Humano revela sintomas evidentes de que é digno da aceleração de seu Processo Evolutivo, ao denotar, pela sua nobreza de intenções, a disposição inequívoca de trabalhar pelo seu próprio Aperfeiçoamento Espiritual, a fim de ficar em condições de ajudar melhor a si mesmo e a seus semelhantes.

Quando, depois de prolongadamente fustigado pelas rudes provações decorrentes de sua inexperiência, o Ser Humano demonstra essa firmeza de propósitos e esse admirável altruísmo, então as mesmas Leis que o sacudiram para que chegasse, afinal, a esse estado de transição, enviam-lhe as devidas intuições para que se liberte das limitações, da insegurança e das surpresas desagradáveis inerentes ao processo de evolução passiva e inconsciente.

Nem sempre o interessado encontra imediatamente o melhor Caminho para realizar o Processo de Evolução Ativa e Consciente, depois de haver resolvido procurá-lo. Mas, de pesquisa em pesquisa, acaba por encontrá-lo. Se persevera em sua elevação de propósitos, consegue não só penetrar em um Verdadeiro Caminho de Evolução Ativa e Consciente, mas também manter-se nele para, mais tarde, ingressar no campo da Evolução Transcendental e Divina em que o realizador entra em comunhão com as energias cósmicas. Através dessa comunhão, obtém maior dose de sustância imaterial com que precisa nutrir seu Espírito para ser um transmissor dessas mesmas energias, e, portanto, um digno Missionário da mais honrosa de todas as Missões.

Em face do exposto, vê-se que a divina Lei de Evolução sugere e facilita, na devida oportunidade, a transferência para a Evolução Ativa e Consciente de todos os Entes Humanos que estejam amadurecidos para tanto, porque tomaram a resoluta iniciativa de escapar à incerteza e aos contratempos do processo de evolução passiva e inconsciente, a fim de trabalhar, dinâmica e generosamente, em prol do Aprimoramento Espiritual de si mesmos e de seus semelhantes.

Chega-se também à conclusão de que nenhum Ente Humano pode ficar eternamente entregue às ilusões, à voluptuosidade e à displicência próprias do processo de evolução passiva e inconsciente. A Lei de Evolução lhe imprime, gradativamente, o necessário senso de responsabilidade, através das criteriosas penalidades com as quais vai corrigindo os seus extravios, despertando-o à realidade e levando-o a fazer tudo aquilo que precisa ser feito para completar a sua Jornada Evolutiva. Por outro lado, intuitivo é que ninguém pode penetrar no campo da Evolução Transcendental e Divina sem ter demonstrado capacidade espiritual para tanto, através das inúmeras “experiências” do processo de auto- realização inerente à Evolução Ativa e Consciente.

Felizes são os que, segundo as indicações da Verologia, se livram das sedutoras miragens que ossubmeteram ao jugo da evolução passiva. E, como consequência natural, se libertam, simultaneamente, dos sofrimentos, ou (pelo menos) conseguem reduzi- los ao mínimo. Felizes são os que, mediante o auxílio do Método Verológico, harmonizam, afinal, suas atividades materiais e espirituais, com o decidido empenho de realizar o trabalhoso, mas redentor Processo de Evolução Ativa e Consciente.

Imensamente felizes são esses resolutos batalhadores porque, assim, atendem à verdadeira finalidade de sua existência que não é outra senão a de alcançar os mais altos graus de Aperfeiçoamento Espiritual para chegar ao glorioso Processo de Evolução Transcendental e Divina, aproximando-se, desse modo, cada vez mais, da Suprema Perfeição que os criou e que rege o Universo e a Humanidade, da Suprema Perfeição que é Deus!

“Não atribuas à fatalidade os teus sofrimentos (físicos ou morais), nem te submetas passivamente a eles, pois nada mais são do que sinais para que despertes e te empenhes incessantemente no Processo de Evolução Espiritual, única forma definitiva para te libertares deles.”

 

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIX Nº 483 e 484
Artigo referente a Março e Abril de 2013

 

 

 

Tags: , , , , ,