O Incorrigível Craque de Futebol


O HOMEM era um fenomenal craque de futebol. “Escapava com a bola, driblava todo mundo e fazia gol”.

As multidões deliravam com as suas proezas. Arrancava frenéticos aplausos e conquistava milhões de admiradores. Era rara a peleja em que não fazia, pelo menos, um gol.

Acontece, porém, que o técnico da equipe – homem experiente e conhecedor profundo de futebol – não cansava de adverti-lo quanto aos inconvenientes desse jogo individual. De acordo com a boa técnica, o craque não devia apenas preocupar-se em driblar os adversários, escapar coma  pelota e fazer gol. Precisava passá-la aos companheiros de seu quadro, para que, assim, num jogo articulado, de inteligente combinação, atingissem a meta contrária mais seguramente, sem provocar a excessiva fadiga ou o esgotamento de nenhum jogador.

Mas, o nosso herói era vaidoso e incorrigível. Continuou preferindo monopolizar a bola e os aplausos do público. Como se tratasse de ótimo jogador e de um ídolo das multidões, o técnico ia tolerando a indisciplina, embora chamando a atenção do craque, de vez em quando.

Certo dia, porém, quando o exímio chutador estava prestes a fazer o terceiro gol, numa de suas escapadas fulminantes, um dos zagueiros da equipe adversária aplicou-lhe violentíssimo pontapé. O nosso herói foi retirado do campo e internado de um hospital, onde permaneceu em tratamento durante alguns meses. Diziam que esse pontapé fora proposital, pois o que se queria era afastar da cancha, de qualquer modo, o perigo atacante que já marcara dois tentos.

O incorrigível craque de futebol nunca mais voltou aos gramados, não porque tivesse ficado fisicamente inutilizado, mas porque perdeu a atração por esse desporto. Talvez com receio de sofrer outra violenta agressão. Talvez porque não se conformasse com a idéia de que deveria, mesmo, abandonar aquela atuação exclusivamente individual.

Compreendeu, no entanto, que eram sensatas e valiosas as advertências do técnico de seu clube, pois, num jogo de passes constantes, realiza-se um trabalho de equipe, sem que nenhum jogador fique tão marcado como ele ficara.

O que se conclui é que, seja qual for a atividade no gramado da vida cotidiana, ninguém deve embriagar-se com os aplausos e os louros da vitória, ao ponto de não dar atenção aos conselhos dos mais experientes.

Por outro lado, serve pra nos alertar quanto aos perigos do exclusivismo, quando a presunção leva o Ser Humano à superestima de si mesmo e ao menosprezo da ajuda de seus semelhantes, até abandoná-lo inteiramente.

Faz lembrar, também, o pensamento de Unamuno: “Os Homens verdadeiramente fortes são os que sabem coordenar seus esforços com os dos outros”.


Extraído de:

Jornal Verologia

Ano XXXII Nº 403 e 404
Artigo referente a Julho e Agosto de 2006

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

A Luz do Mundo

Ler mais...

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

O Inferno e o Paraíso Psicológico

Ler mais...

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

Seja o que Você Pode e Deve Ser

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo