Fanatismo


Verologicamente, a Criatura Humana que busca, realmente, a solução de seus problemas, ou seja, libertar- se de suas angústias, fraquezas e sofrimentos morais e físicos, jamais se deixa levar por qualquer corrente de ideias antes de verificar, através da atenção, observação, estudo, pesquisa, análise, interpretação, reflexão e de outras Manifestações Espirituais, se aquilo é bom e se irá trazer benefícios ou levar ao Fanatismo.

Caríssimo (a) leitor (a) do Jornal Verologia, apesar de saber que o Fanatismo não é bom, muitos se deixam levar por ele, por falta de discernimento.

Verologicamente, a Criatura Humana que busca, realmente, a solução de seus problemas, ou seja, libertar-se de suas angústias, fraquezas e sofrimentos morais e físicos, jamais se deixa levar por qualquer corrente de ideias antes de verificar, através da atenção, observação, estudo, pesquisa, análise, interpretação, reflexão e de outras Manifestações Espirituais, se aquilo é bom e se irá trazer benefícios ou levar ao Fanatismo.

O trabalho de investigação antecipada, evita o excesso de abraçar cegamente uma corrente de ideias, seja ela política, religiosa, científica ou outro nome que se queira dar. Acima de tudo, leva a pessoa a ser prudente e sensata, impedindo o bloqueio das Manifestações citadas anteriormente, ou melhor, evita a tirania do Fanatismo, que é desequilíbrio.

A Ação Cristã Evolucionista, através de seus Ensinamentos Redentores, transmitidos pelo “Processo de Evolução Ativa e Consciente”, leva a não aceitar, seguir ou divulgar teorias que, evidentemente, não foram passadas pelo filtro da Razão e da Consciência, ficando as Manifestações Psicológicas bloqueadas, conduzindo a um futuro baseado em hipótese duvidosa, incerta e até absurda, caindo o Ser Humano no mais lamentável estado psicológico de escravidão mental e tendo, ainda, aversão à sociedade e à companhia humana que não siga as mesmas teorias.

A Criatura Humana, após dedicar-se a um Ideal Superior, ao longo de muitos anos, através do estudo, compreensão e prática dos Ensinamentos realizados nos acontecimentos e ocorrências em sua vida material e psicológica, transforma em “compreensões satisfatórias ou práticas” as “compreensões teóricas ou provisórias”. Essa transformação é a consequência natural e lógica desse trabalho, que leva a atingir elevado grau de desenvolvimento psicológico, porque esse não pode ser obtido apenas através de leitura e teoria.

O trabalho perseverante e leal, no Processo de Evolução Ativa e Consciente, evita que o Ser Humano caia no lamentável estado de Fanatismo, pois utiliza as Manifestações Psicológicas e sente que somente pode utilizar, com proveito, a teoria que chegou a compreender pelo Caminho ensolarado e retilíneo do Discernimento e da Realização.

Por intermédio dessas Manifestações, o realizador se apossa de um Entusiasmo firme e sensato, oposto ao Fanatismo. Enquanto o Fanatismo é baseado em algo que não experimentou, o Entusiasmo firme e sensato advém de convicções inabaláveis. Portanto, jamais cairá no estado de indecisão e desorientação, evitando, assim, deficiências e males devastadores.

O Entusiasmo firme e sensato, leva ao estado de confiança em si mesmo, não forçada, respeita o livre arbítrio das pessoas: liberdade de pensar, falar e agir, sem professar catequese. Contribui muito para esse estado psicológico a realização da Criatura Humana, pois quanto maior o grau de realização, mais coerência entre seus pensamentos, palavras e atos, contrário ao estado psicológico dos que se deixam levar pelo Fanatismo.

Após a realização desse trabalho, os que abraçam o Ideal de Evolução Ativa e Consciente e a ele dedicam o máximo de sua vida, aproveitando devidamente a sua passagem por este plano de vida terrena, sabem e sentem que as atividades materiais são provisórias e trazem, por vezes, contratempos e desgostos; e que as atividades espirituais são permanentes e só trazem alegria espiritual. Portanto, esses jamais poderão ser tachados de fanáticos ou confundidos com eles, pois fazem exatamente o que fizeram os Mestres de Sabedoria Suprema e, dentre eles, destaco o Divino Mestre Jesus Cristo e, na atualidade, Cristófilo Nageo.

Caríssimo(a) leitor(a) do Jornal Verologia, caso tenha procurado e não encontrado um caminho que não leve ao Fanatismo, aceite a sugestão de conhecer a ACE e a Ciência Verológica.

Fale conosco!!!

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XL Nº 497 e 498
Artigo referente a Abril e Junho de 2014

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Livre Arbítrio

Ler mais...

Misericórdia

Ler mais...

O Inferno e o Paraíso Psicológico

Ler mais...

Acertos e Desacertos da Vida

Ler mais...

Coragem Sensata e Medo

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo