Queda Espiritual

  • Thamyris Conceição Macedo

Outro dia, um primo indagou em uma rede social sobre o Ensinamento “Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita. Mas, tu não serás atingido”, pedindo explicações e demonstrando seu inconformismo, pois entendia que, se os ao seu redor caíssem, ele certamente  se sentiria atingido de alguma forma.

Tentei explicar-lhe, sucintamente, conforme a rapidez e a economia linguística que a Web exige, a minha compreensão sobre a assertiva. Mas, como o questionamento e a minha compreensão não me saíram da mente, eis aqui uma excelente oportunidade para discorrer, mais a contento, a respeito do tema.

Essa é uma das vantagens do Método Verológico, pois, apesar desse não ser um dos muitos Ensinamentos intercambiados em nossas aulas e reuniões gerais, após percorrer um trecho do estudo nessa Escola Iniciática, me sinto apta a falar sobre ele e dar minha compreensão atual para contribuição àqueles que buscam o Conhecimento Superior.

A Queda a que se refere o Salmo 91:7, de maneira nenhuma é queda material, quer seja física, financeira, emocional ou de saúde. A Queda é Espiritual. Aliás, a forma correta de compreensão das passagens bíblicas, deve sempre ser realizada com olhos espirituais. De tal modo, compreendo que a “Queda” se dá através da diminuição das prerrogativas espirituais que nos foram doadas pelo Criador.

Possuímos, TODOS, essas prerrogativas divinas, mais ou menos desenvolvidas, de acordo com nossa caminhada e nosso merecimento. Chegamos ao mundo terreno com a missão de desenvolvê-las e pô-las em prática, de forma a aumentá-las no conteúdo e na qualidade. Todos devem evoluir espiritualmente, através do desenvolvimento dessas virtudes. Uns de forma ativa e consciente, e outros de forma passiva e inconsciente (esses últimos sem atentar para as experiências que levam ao desenvolvimento e transformação).

Ocorre, porém, que muitos, ao serem testados pelas experiências, não as aceitam para a elevação de suas virtudes, muito pelo contrário, se deixam levar pelas debilidades, e sucumbem às tentações, ao desequilíbrio e ao desespero, numa involução espiritual. “Essa é a Queda”.

A Queda é espiritual. E assistimos diariamente muitos caindo, se entregando às debilidades humanas, sem sequer raciocinar sobre as consequências espirituais que acarretam para si mesmos. Aquele que não multiplica os talentos, as virtudes com as quais chegou nesse mundo, mas, ao contrário, as diminui, sofre a Queda, ou várias quedas e deverá recomeçar, com muito menos do que trouxe ao nascer.

Embora muitos entendam que o “não ser atingido” é uma proteção, um merecimento, não é bem assim. Merecemos o que fazemos por merecer. Compreendo que não ser atingido é manter o Equilíbrio Moral e espiritual, apesar do mundo conturbado em que nos encontramos. Quem está equilibrado não cai. Sim, não deixa de ser um merecimento, pois para alcançar o equilíbrio é preciso uma caminhada espiritual de estudo, compreensão e prática dos Ensinamentos de Alta Hierarquia Moral e Espiritual, como recomenda e ministra o Método Verológico. O Equilíbrio pode assim ser compreendido como merecimento àqueles que seguem firmes um Processo Evolutivo com o propósito do desenvolvimento das suas prerrogativas espirituais.

Deus não faz privilégios com ninguém. E cada um terá o Equilíbrio na medida do seu esforço. “A cada um segundo suas obras”. A afirmação “tu não serás atingido” é condicional ao cumprimento dos Ensinamentos e Mandamentos Superiores. Não serás atingido, se cumprires tudo que manda a Lei de Deus, transmitida através da Doutrina dos Grandes Mestres de Sabedoria Suprema, principalmente Jesus Cristo. Não pensemos que a frase é dirigida para um ou outro grupo étnico, religioso ou territorial. É dirigida para TODOS, que em qualquer lugar e em qualquer grupo for capaz de compreender e por em prática esses Ensinamentos que levam ao Equilíbrio.

Observemos o mundo a nossa volta: valores invertidos, ganância, ódio, violência, baixas paixões, degenerescências morais.... É preciso manter-se firme no Caminho Evolutivo do Desenvolvimento das Virtudes, para  não sucumbir às próprias debilidades e se deixar contaminar pelo mundo (aderindo a grupos de práticas desonestas ou de pouca ou duvidosa moral), ou perder a fé e a crença de que vale a pena seguir o Caminho Elevado de Evolução Espiritual (se desviando da persecução do desenvolvimento das virtudes e ficar na Evolução Passiva), ou ainda, deixar-se abater pelo medo e o desespero (se entregando a pensamentos inferiores que os paralisam, ocasionando até algumas doenças).

O Equilíbrio que não permite a Queda está ao alcance de todos aqueles que se dedicam a um Processo de Evolução Espiritual Ativa e Consciente, no firme propósito de transformar suas debilidades em virtudes e tornar essas cada vez maiores e mais cosistentes em seu Mundo Interno.

Criado por Agência Núcleo