Respeito Mútuo

 

 

  • Flaviana A. Costa

Desprezar, rejeitar, ignorar as pessoas é transgredir, gravemente, os Ensinamentos de Jesus e as Leis Eternas. Jesus disse: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”; “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”.

Como nós sabemos, todos somos irmãos porque filhos do mesmo Pai, então, todos, sem exceção, fomos agraciados com uma Centelha Divina que deve ser desenvolvida e aprimorada. Quando desprezamos alguém, estamos desprezando essa Partícula Divina que existe em cada Ser Humano. Estamos desprezando Deus e nos distanciando dele.

Pitágoras nos alerta: “Não desprezes ninguém; um átomo faz sombra”. Isso é muito sério, porque é muito comum as pessoas, quando assumem uma posição social um pouquinho melhor (cargos de mais alto nível, ou conquistam recursos financeiros) mudarem o comportamento: passam a desrespeitar, desconsiderar, dar menos valor às pessoas, pensando e se sentindo melhores e mais importantes que os outros. Em qualquer ambiente, podemos observar esse tipo de comportamento. Tanto na escola como no trabalho e em outros lugares, é fácil identificar que, por competição ou por ganância, as pessoas se tornam desumanas, desleais, arrogantes e prepotentes.

Mas, as Leis Eternas, sábias e soberanas, no momento adequado, se encarregam de corrigir esses desvios, através das experiências. Precisamos estar atentos, para não cairmos nesse tipo de erro, porque, muitas vezes, isso pode acontecer de forma disfarçada. Não devemos permitir que a vaidade nos leve a cometer esses deslizes. A oportunidade de vivermos num mundo atribulado como o atual, sob as luzes das Orientações Verológicas, é única, e nós devemos cuidar para sermos merecedores de fazer parte dessa Fraternidade RESPEITO MÚTUO e continuarmos em contato com todas as Orientações e Esclarecimentos que aqui são oferecidos.

Essas palavras de Pitágoras, também, nos remetem aos ditames da Lei de Universalismo, que exige o entrosamento e a harmonia de tudo quanto existe no Universo, inclusive dos Seres Humanos. Essa Lei determina que nos livremos do egoísmo e sejamos altruístas, passando de individualistas para universalistas; pois, uma vez que fazemos parte da Humanidade, não podemos ficar indiferentes a ela. Definitivamente, essa Lei exige uma mudança de pensamento e comportamento, significa que precisamos atuar com respeito, paciência, atenção, justiça, humildade, de forma ampla, abrangendo não apenas os nossos familiares e amigos, mas toda a Humanidade. E como podemos abranger a Humanidade? Uma das formas é emitindo vibrações positivas, Pensamentos Superiores para todos.

Outra Lei que infringimos, quando desprezamos nosso semelhante, é a Lei de Evolução, que tem como Imperativo a Evolução de tudo que existe no Universo; essa Lei diz que nada pode ficar parado. E, para evoluirmos, precisamos uns dos outros, porque ninguém evolui sozinho. Isso recai na Lei de Gratidão que diz que precisamos ser gratos por tudo que recebemos; e que devemos fazer pelos outros tudo o que diariamente é feito por nós.

Observa-se que, diante de um Ensinamento de tão poucas palavras, podemos extrair muita sabedoria e identificamos o quanto somos minúsculos diante da imensidão de Deus. Como podemos pensar que somos superiores a alguém? Só mesmo a ignorância e o distanciamento de Deus podem nos conduzir a um conceito tão distorcido e longe da verdade como esse.

Cristófilo, logo nas primeiras páginas do Livro “Os Justos Brilharão como o Sol”, diz o seguinte: “Inúmeros são os males que, há séculos, afligem a espécie humana. Todos eles nada mais são do que efeitos de causas essenciais que precisam ser conhecidas. Dentre esses males ou efeitos, espalhados por todos os quadrantes da Terra, destacam se os seguintes: o excesso de prazeres e ambições; a hipocrisia, a astúcia, a falsidade, a degenerescência, todas as formas de ilusão, embuste e mistificação, as freqüentes revoluções, guerrilhas e guerras sanguinárias, tudo quanto adormece e anula a inteligência, o discernimento, o raciocínio, o sentimento, a consciência e a vontade...” “... a incompreensão que tem levado tantas criaturas a supor que sua paz e felicidade estão nas mãos de outras pessoas, quando, em verdade, só podem ser obtidas pelo trabalho perseverante de cada uma no sentido de seu próprio aperfeiçoamento”.

Mais adiante, ele nos diz: “A simplicidade agrada e atrai irresistivelmente!”. É uma afirmativa muito interessante e verdadeira: da mesma forma como nos sentimos atraídos e agradados pelos que agem com simplicidade e humildade, a arrogância e a soberba incomodam, desagradam e causam rejeição.

Então, sabemos que estamos aqui neste Mundo para melhorar nossa Configuração Psicológica, e devemos aproveitar essa especial oportunidade que Deus nos concedeu, procurando, cada vez mais, colocar em prática os Ensinamentos dos Mestres e nos ajustar aos ditames das Leis Eternas, sempre praticando o Respeito Mútuo, porque é a convivência com as pessoas ao nosso redor que produz experiências que nos fazem crescer e evoluir.

Criado por Agência Núcleo