Faculdade Imaginação


Coluna Gotas de Sabedoria

A Imaginação, segundo a Ciência Verológica, é uma das grandes e belas Faculdades do Sistema Psicológico que Deus doou a todas as Criaturas Humanas.


Mas, esclarece, também, que, quando usada sem planejamento e de forma descontrolada, pode levar ao desequilíbrio psicológico e aos piores estados psicológicos a que se pode chegar.

Filmes, peças teatrais, desenhos, sonhos, músicas, pinturas e histórias de ficção foram e serão criadas pela Imaginação. O uso inconsciente da Imaginação, baseada em pensamentos inferiores, principalmente, os astuciosos e destrutivos, torna-a cada vez mais desregrada e aumenta sua força desventurada, fatal, cruel, agitada, violenta e furiosa. Com reforço do desejo, que é excitante, irrequieto e automático, a Imaginação leva ao atendimento urgente de suas audaciosas e insistentes insinuações, portanto, ao estado psicológico de frieza, que, valendo-se da região instintiva, por não estar civilizada, leva a cometer tragédias individuais e coletivas, dependendo do poder material de cada um, como já registradas na história da humanidade.

Quando alguém se encontra neste Estado Psicológico inconsciente, como tive oportunidade de saber, chegam mesmo a dizer: – “Eu não me lembro de ter feito isso ou aquilo”. Observamos que a Imaginação desregrada leva a um estado psicológico tão arrebatado, agitado, violento, furioso e impulsivo que a pessoa não consegue evitar ou perceber o que fez e o que será capaz de fazer.

Uma das principais causas do desregramento da Imaginação está no pensamento inferior astucioso. A Criatura Humana se deixa levar pelos prazeres e tentações da vida, apresentando dois tipos de comportamento: um que demonstra, aparentemente, ter ética e atitudes moralizadas; e outro comportamento, nos bastidores, totalmente antagônico.

Não é por acaso que diz Moisés em Gênesis:
(capítulo 2 / versículos 16 e 17): “E ordenou o Senhor Deus ao homem:  De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás. Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Na minha compreensão atual, “morrer” no sentido espiritual é perder a lucidez de espírito, caindo no pior estado psicológico.

(cap. 6 vers. 5): “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má, continuamente.”
Mas, Cristófilo Nageo orienta que, usar a Imaginação, de forma controlada para criar imagens construtivas, auxilia na Evolução Ativa e Consciente.

Alerta, inclusive, quanto à transformação no Processo de Evolução Ativa e Consciente em um de seus grandes Ensinamentos: – “À semelhança das miragens dos desertos arenosos da África e da Ásia, as ilusões se levantam na imaginação de quem pretende alcançar as altitudes espirituais sem haver percorrido o caminho das grandes transformações.”

A Imaginação, também, cria pensamentos mistificadores que induzem a Criatura Humana à suposição de que já evoluiu muitíssimo e seus pensamentos são fortemente instigados e ampliados por ela.

O filósofo Amilton também alerta: “A imaginação desregrada é coisa funesta, em razão de sua força impetuosa. É falso o espelho que ela oferece”.

A especializada Pedagogia Espiritual Verológica leva o estudante a controlar, de forma simples, natural e segura, a sua Imaginação pelo domínio dos pensamentos, caso a tenha descontrolada, através do estudo, compreensão, prática e da transformação de pensamentos, palavras e atos inferiores em superiores. Tudo isso pode ser comprovado na vida interna (psicológica) e externa (material) do verólogo que se torna, portanto, possuidor de uma felicidade que nada nem ninguém poderão destruir.



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVI Nº 455 e 456
Artigo referente a Novembro e Dezembro de 2010

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Exaltar-se ou Humilhar-se

Ler mais...

A Luz do Mundo

Ler mais...

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

O Caminho, a Verdade e a Vida

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo