Faculdade Imaginação

Imprimir


Coluna Gotas de Sabedoria

A Imaginação, segundo a Ciência Verológica, é uma das grandes e belas Faculdades do Sistema Psicológico que Deus doou a todas as Criaturas Humanas.


Mas, esclarece, também, que, quando usada sem planejamento e de forma descontrolada, pode levar ao desequilíbrio psicológico e aos piores estados psicológicos a que se pode chegar.

Filmes, peças teatrais, desenhos, sonhos, músicas, pinturas e histórias de ficção foram e serão criadas pela Imaginação. O uso inconsciente da Imaginação, baseada em pensamentos inferiores, principalmente, os astuciosos e destrutivos, torna-a cada vez mais desregrada e aumenta sua força desventurada, fatal, cruel, agitada, violenta e furiosa. Com reforço do desejo, que é excitante, irrequieto e automático, a Imaginação leva ao atendimento urgente de suas audaciosas e insistentes insinuações, portanto, ao estado psicológico de frieza, que, valendo-se da região instintiva, por não estar civilizada, leva a cometer tragédias individuais e coletivas, dependendo do poder material de cada um, como já registradas na história da humanidade.

Quando alguém se encontra neste Estado Psicológico inconsciente, como tive oportunidade de saber, chegam mesmo a dizer: – “Eu não me lembro de ter feito isso ou aquilo”. Observamos que a Imaginação desregrada leva a um estado psicológico tão arrebatado, agitado, violento, furioso e impulsivo que a pessoa não consegue evitar ou perceber o que fez e o que será capaz de fazer.

Uma das principais causas do desregramento da Imaginação está no pensamento inferior astucioso. A Criatura Humana se deixa levar pelos prazeres e tentações da vida, apresentando dois tipos de comportamento: um que demonstra, aparentemente, ter ética e atitudes moralizadas; e outro comportamento, nos bastidores, totalmente antagônico.

Não é por acaso que diz Moisés em Gênesis:
(capítulo 2 / versículos 16 e 17): “E ordenou o Senhor Deus ao homem:  De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás. Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Na minha compreensão atual, “morrer” no sentido espiritual é perder a lucidez de espírito, caindo no pior estado psicológico.

(cap. 6 vers. 5): “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má, continuamente.”
Mas, Cristófilo Nageo orienta que, usar a Imaginação, de forma controlada para criar imagens construtivas, auxilia na Evolução Ativa e Consciente.

Alerta, inclusive, quanto à transformação no Processo de Evolução Ativa e Consciente em um de seus grandes Ensinamentos: – “À semelhança das miragens dos desertos arenosos da África e da Ásia, as ilusões se levantam na imaginação de quem pretende alcançar as altitudes espirituais sem haver percorrido o caminho das grandes transformações.”

A Imaginação, também, cria pensamentos mistificadores que induzem a Criatura Humana à suposição de que já evoluiu muitíssimo e seus pensamentos são fortemente instigados e ampliados por ela.

O filósofo Amilton também alerta: “A imaginação desregrada é coisa funesta, em razão de sua força impetuosa. É falso o espelho que ela oferece”.

A especializada Pedagogia Espiritual Verológica leva o estudante a controlar, de forma simples, natural e segura, a sua Imaginação pelo domínio dos pensamentos, caso a tenha descontrolada, através do estudo, compreensão, prática e da transformação de pensamentos, palavras e atos inferiores em superiores. Tudo isso pode ser comprovado na vida interna (psicológica) e externa (material) do verólogo que se torna, portanto, possuidor de uma felicidade que nada nem ninguém poderão destruir.



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVI Nº 455 e 456
Artigo referente a Novembro e Dezembro de 2010

 

Tags: , , , , ,