Porta Estreita

Imprimir


Coluna Raios de Luz

Todo ser humano tem livre arbítrio de escolher o melhor caminho para sua vida. O mestre Jesus Cristo nos alerta: “Entrai pela porta estreita, larga é a porta e espaço é o caminho que conduz a perdição e muitos são os que entram por ela”. Nesse ensinamento, eles nos mostra dois caminhos: a porta estreita e a porta larga. Cabe a cada criatura humana escolher o seu.

Quem escolhe a porta estreita, deve realizar um trabalho, pessoal e intransferível, porque esse é o caminho do aprimoramento. A evolução espiritual requer perseverança, paciência, compreensão, amor, fraternidade, altruísmo e, principalmente transformação. Por isso é que poucos se dispõem a percorrer esse caminho, no qual devemos trocar debilidades por virtudes; pensamento inferiores por superiores; comodismo por realizações; aprimorando nossas faculdades e manifestações espirituais; cumprindo os ditames da leis externas; estudando, compreendendo e praticando os ensinamentos redentores.

Quando optamos pela porta estreita, isto significa que já não somos mais como antes: trata-se de um caminho apertado, sinuoso, trabalhoso e cheio de obstáculos, justamente para que possamos nos transformar, trocando nossos defeitos e imperfeições por virtudes e realizações. Essa é a melhor forma de pormos em prática o nosso propósito de desenvolver o nosso aperfeiçoamento espiritual para alcançar o equilíbrio psicológico e a paz de espírito.

Os que entram pela porta larga são aqueles que preferem as felicidades, as vantagens, os proveitos, os benefícios, o comodismo e tudo mais que possa ser utilizado em prol de si mesmos, sem nenhum esforço ou trabalho. Preferem à porta larga todos aqueles que se julgam muito espertos, com seus pensamentos astuciosos, prontos para vender um excelente lugar no céu: são os vendedores de ilusões. Entretanto, isso acontece porque encontra os ingênuos compradores que se deixam enganar e perdem a oportunidade de realizar sua transformação. Muitos entram por esse caminho largo e espaçoso: ele é atraente e chamativo, mas também é ilusório. Essa porta larga conduz à perdição, às imperfeições e até mesmo ao desequilíbrio psicológico, porque não chega a nenhum porto seguro. Aqueles que a escolhem, ficam ao sabor das circunstancias e acabam sofrendo pelos seus erros e desatinos, sem terem a mínima consciência de que estão cegos para a vida espiritual.

Sempre é tempo de mudar, por isso devemos aproveitar o inicio de um novo Ano e refletir sobre os caminhos que o cristianismo nos apresenta. É um excelente momento para analisar, refletir e discernir se aquele que escolhemos é o melhor; se transformamos alguns de nossos defeitos em virtudes; se fizermos algo de bom e útil por nos mesmos e por nossos semelhantes; se tratamos o nosso próximo com amor, tolerância e compreensão; se tivemos humildade de agradecer a deus por tudo que recebemos; se perdoamos aqueles que nos renderam ou nos magoaram.

Enfim, não podemos perder essa grande ocasião de entrar pela porta estreita indicada pelo mestre Jesus que nos leva a seguir o caminho mais correto, justo e verdadeiro em direção á realização do nosso aprimoramento espiritual e equilíbrio psicológico, fazendo renascer dentro de nós a paz, o amor e a alegria de viver.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXV Nº 435 e 436
Artigo referente a Março e Abril de 2009

Tags: , , , , ,