O Ciúme, a Suscetibilidade e a Sensibilidade

Imprimir

Coluna: Gotas de Sabedoria


Carissimo (a) leitor (a) do jornal Verologia, nesta feliz oportunidade, vamos falar do ciúme, uma debilidade humana; a suscetibilidade, uma manifestação emocional, sob a lente do conhecimento verológico.



Diz o saudoso e amado mestre Cristófilo Nageo em seu ensinamento. “ O ciúme e a suscetibilidade são parentes muitos íntimos porque exagerados os fatos, conduzem lamentáveis enganos e ate fazem ver coisas que nunca existiram”...

A Verologia esclarece que, apesar do ciúme e da suscetibilidade serem parentes muitos íntimos, são de natureza psicológica totalmente diferente. A suscetibilidade  é uma manifestação do centro regenerador do nosso sistema psicológico que leva á regeneração da criatura humana, portanto é um sentido bom.. Mas, apesar da suscetibilidade e a sensibilidade serem sentimentos bons, são manifestações opostas.

A sensibilidade nos leva a sentir e ver o lado emocional e real dos fatos com controle e equilíbrio em todos os aspectos na vida material (externa) e na psicológica (interna). É, também, um sentimento emocional que leva ao estado moderador e de equilíbrio inicial do sistema psicológico, porque vibra harmoniosamente com a atenção, observação, analise, reflexão, recepção e o discernimento, fazendo-nos e sentir toda a realidade da vida, sem se suscetibilizar.

O ciúme é um pensamento inferior sustentado pelo egoísmo e, quando arraigado ao sistema psicológico, torna-se uma terrível debilidade. Por bloquear as manifestações mentais, o ciúme leva a criatura humana á ofuscação mental, cegando o discernimento, impedindo que se adapte á realidade e não a deixa aceitar nenhuma solução que contrarie os seus desejos descontrolados. Assim, pode levá-la á violência, arrastado-a ás situações mais perigosas e desesperadoras em detrimento de seu conceito e de sua dignidade.

Por que o ciúme é a suscetibilidade podem levar a criatura humana ás situações mais perigosas e desesperadoras?

- Porque produzem a deformação e ate a invasão das imagens.

- Porque passa a desconfiar de tudo e de todos, interpretando erradamente as palavras, os gestos, atitudes e ate os olhares de seus semelhantes.

- Porque a induz  a pensar em curto prazo, levando-a á precipitação de palavras e atos por cegar, momentaneamente e até por longo tempo, a visão psicológica.

A historia da humanidade está repleta de registros de pessoas envolvidas pelo ciúme que cometêramos maiores desatinos e tragédias e, posteriormente, se arrependeram amargamente, dizendo: “- não sei o que aconteceu comigo ou não me lembro de ter feito isso...”

Demonstra que, ao deixar o seu espírito ou sistema psicológico abandonado, a criatura humana enfraquece, ficando, portanto, sem condições de defesa contra os invasores subversivos e ditatoriais dos pensamentos  inferiores que envolvem o ciúme.

A verologia tem boas razoes de afirmar que conduz os seus estudantes á realização de um processo de evolução ativa e consciente que é um verdadeiro antídoto contra o micróbio dp pensamento inferior de ciúme e o sentimento regenerador de suscetibilidade que não deve manifestar-se.

 

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXV Nº 439 e 440
Artigo referente a Julho e Agosto de 2009

Tags: , , , , ,