A Paciência é Vital


 
Toda virtude tem que ser bem dosada para ser realmente uma virtude. A bondade, Por exemplo, é uma virtude, mas se for usada exageradamente, sem limites, torna-se um defeito que pode ate ser precioso. Se a mãe for boa demais, sendo permissiva com os erros de seu filho ou de sua filha, pode transformá-lo (a) em um marginal, pois não ensinou-lhe a distinguir o bem do mal.


A paciência também não foge a essa regra. Observamos com atenção: a paciência se torna imprescindível em vários empreendimentos da nossa vida. Quantas oportunidades ficam inacabadas ou se perdem por falta de paciência. Entretanto, temos que estar ciente e conscientes, seguindo o que o método verológico  ensina sobre a paciência: deve ser sensata e inteligente , nunca insensata e muito menos chegar á impaciência. Por esse motivo, quando nos propomos a atingir um objetivo ou resolver um problema, temos que estudá-lo, detidamente, para determinar se é conveniente aplicar a nossa paciência nele.

Por vezes, no meio do caminho, aparecem obstáculos ou duvidas que nos deixem com expectativas. Nessa etapa e adequado darmos uma parada a fim de analisarmos e de dirimirmos nossas naturais apreensões. É valido procurar pessoas especializadas, entendidas no assunto, para nos esclarecer. Mas, á medida que galgamos nossa escala de evolução ativa e consciente, vamos enfrentando melhor as dificuldades, livrando-nos, de maneira espontânea e natural, da paciência insensata e, principalmente da impaciência.

A paciência insensata é quando apostamos em um fim hipotético ou quase impossível de acontecer. Por exemplo, quando uma pessoa insiste em manter um relacionamento com alguém, que apresenta um comportamento desonesto, continuando a nutrir a esperança um comportamento desonesto, continuando a nutrir  a esperança de conseguir moldá-la como acha que deve ser.

A impaciência é a grande vilã, pois nos rouba a paz e o poder de dar continuidade ao que pode dar certo, pois desnorteia o ser humano que pode dar certo, pois desnorteia o ser humano que, com seus impulsos bruscos, acaba apressando uma solução não muito conveniente. A impaciência se traduz por ansiedade, sofreguidão, gestos errados nas horas impróprias, anulando todo um trabalho construído, palmo a palmo, gerando frustração e derrota.

Vou repetir para que fique bem gravado: a paciência insensata enfraquece, pois a ilusão nos faz perder um precioso tempo por não ter as suas bases fincadas na realidade e a impaciência nos conduz a precipitação e, geralmente, ao extravio.

Para adquirirmos firmeza e segurança nesse caminho reto e luminoso, precisamos cultivar a paciência sensata, grande aliada em todas as fases do nosso processo evolutivo e experiências tempestuosas que tivemos que passar. No estudo que fazemos aqui na ação crista evolucionaria através do método verológico ficamos aptos a valorizar tudo o que, de fato, tem valor. Assim, ganhamos tempo, sem ter que divagar em assuntos supérfluos, fúteis ou negativos.

Podemos, então, concluir que a paciência sensata e inteligente é vital, porque vai simplificar intensificar nossa vida espiritual e, como conseqüência, nossa vida do dia a dia. Só assim, evitaremos retrocessos, decepção e alcançaremos triunfos definidos e duradouros.

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXV Nº 439 e 440
Artigo referente a Julho e Agosto de 2009

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Inferno e o Paraíso Psicológico

Ler mais...

O Caminho, a Verdade e a Vida

Ler mais...

Coragem Sensata e Medo

Ler mais...

Ser e Não Ser Não Pode Ser

Ler mais...

Acertos e Desacertos da Vida

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo