Como Vencer a Timidez e Todas as Outras Debilidades


Segundo as observações verológicas, a origem da timidez está, quase sempre, nas deficiências psicológicas e nos pensamentos negativos que habitam o órgão mental. Esta afirmativa tem sido sobejamente comprovada através do desembaraço gradativo que os estudantes de Verologia, adquirem, por mais tímidos que sejam, quando realizam o processo de evolução ativa e consciente, sob a orientação segura do método verológico.

Uma pessoa que sempre alimentou pensamentos de inferioridade sobre suas próprias possibilidades; que sempre se julgou menos eficiente que as outras criaturas e incapacitada para fazer isto ou aquilo; que sempre recorreu a intermediários para a solução de seus problemas difíceis; que nunca se empenhou pessoalmente para vencer dificuldades e transpor obstáculos – tem que ser tímida forçosamente. Mas, uma vez despertadas suas forças latentes, mediante a realização do processo de aprimoramento mental e psicológico, essa pessoa vai encontrando, em si mesma, suas reais possibilidades. E, ao mesmo tempo, vai criando coragem para a aplicação dessas mesmas possibilidades.

Geralmente, a timidez isola sua vitima das demais criaturas, gerando a suposição de que, por força de tal deficiência, jamais será bem recebida na vida de relação. Se uma pessoa tímida se vê na contingencia de falar a outra pessoa que ocupe alta posição na sociedade ou em seu meio profissional, aí então é que se manifestam agudamente pelos transtornos causados pela timidez.

Ante o nervosismo que se apossa dessa vitima da timidez, quando na iminência de ter que se dirigir a alguma figura importante,acaba recorrendo a um int6ermediario para que fale em seu nome. Isso, ao invés de amenizar, só ferve para aumentar a timidez, pois aumenta o receio de enfrentar situações dessa natureza. Por isso mesmo, o preferível é que a pessoa tímida se disponha a enfrentar todas as situações para as quais se julgue incapacitada. Mais vale fracassar algumas vezes para triunfar algum dia, do que permanecer eternamente manietada. O aconselhável, no entanto, é adestrar- se antes, para evitar os amargurastes fracassos, ou reduzi-los ao mínimo. E nada melhor para esse adestramento do que efetuar os exercícios de “ concentração e agilização mental”, á luz do método verológico.

Tão necessário é vencer a timidez para triunfar, quando o é não sair da timidez para cair no extremo oposto. A excessiva audácia e a agressividade, em que muitos se precipitam na ânsia de fugir á timidez, são tanto ou mais prejudiciais do que a própria timidez. Daí, a conveniência de estabilizar-se na posição ideal: entre esses dois lamentáveis extremos. Em todas as circunstancias é imprescindível, sempre, encontrar o ponto de equilíbrio, que reside no meio termo.

O bom senso recomenda, ademais, não confundir a timidez com a prudência e a modéstia, que são admiráveis  virtudes. Convém ter em vista, porem, que o excesso de prudência ou de modéstia pode transformar-se em timidez. Embora a Verologia proporcione a seus estudantes excelentes exercícios que ajudam a vencer a timidez, chega-se á conclusão de que só mesmo o equilíbrio psicológico, resultante da realização do processo de evolução ativa e consciente, é que pode promover o estado ideal para eliminar progressivamente todas as imperfeições (inclusive a timidez) e para cultivar todas as virtudes com segurança e sensatez.

Ninguém deve martirizar-se ou desesperar-se com sua timidez, pois isto só serve para aumentá-la. Essa exagerada e contraproducente preocupação precisa ser substituída pelo decidido empenho em compreender e realizar os ensinamentos dos grandes pensadores, sobretudo os ensinamentos dos grandes pensadores, sobretudo os ensinamentos dos mestres de sabedoria suprema. É absorvendo a seiva renovadora das orientações substancias que se consegue expulsar os pensamentos negativos geradores da timidez.

Os ensinamentos reformadores oferecidos pela Verologia – quando assimilados e vividos satisfatoriamente- tem resultado semelhante ao da torrente impetuosa de águas arrastando as folhas secas e os galhos de árvores que a ventania espalhadora pelo chão.

Batidas pela torrente de águas cristalinas dos ensinamentos renovadores, a timidez, a indecisão, o medo e todas as outras deficiências ou debilidades vão, pouco a pouco, desaparecendo. E o verológo raramente se apercebe disso, porque está empolgado pelos estudos e pelas realizações que a Verologia o leva a efetuar, estudos e realizações tão atraentes e tão agradáveis que não lhe dão tempo para continuar preocupando-se com essas deficiências ou debilidades.

Sidney Smith nos diz: “Muitos talentos se perdem por falta de um pouco de coragem. Todos os dias desce á cova muita gente a quem a timidez tolheu a iniciativa.”

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXV Nº 441 e 442
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2009

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Fome e Sede Espiritual

Ler mais...

Sede Fortes

Ler mais...

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

Desvende o Mistério de Si Mesmo

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo